domingo, 25 de outubro de 2009

Hipervitaminose

As vitaminas são nutrientes de vital importância para a nossa saúde. O organismo não é capaz de sintetizá-las, por esse motivo, necessitamos ingeri-la regularmente nas doses recomendadas. Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas podem trazer prejuízos a nossa saúde, manifestando-se com o surgimento de doenças e o mau funcionamento do nosso organismo.

As dosagens excessivas de vitaminas A, B3 e B6 isolada (sem o Complexo B), algumas vezes são associadas aos efeitos colaterais de vitamina, entretanto os mesmos normalmente cessam rapidamente com a redução ou interrupção da ingestão das mesmas. É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a superdosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.

As elevadas doses de suplementos minerais também podem causar intoxicação e efeitos colaterais, principalmente em suplementos que contenham ferro, incluindo multi-vitaminas, embora esse tipo de envenenamento seja bastante incomum.

Renata Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário