sábado, 15 de agosto de 2009

Esteatose Hepática

A Esteatose Hepática é a deposição de gorduras neutras (mono, di ou triglicerídeos) no citoplasma das células que normalmente não são armazenadas. É conhecida também como degeneração, infiltração ou metamorfose gordurosa, ou ainda como esteatose de gorduras neutras. Degenerações celulares são alterações regressivas das células, manifestadas por modoficações da estrutura citoplasmática e nuclear e por diminuição da função celular. São lesões reversíveis decorrentes de modificações bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias no interior da célula.
A lesão aparece todas as vezes que um agente interfere no metabolismo dos ácidos graxos da célula, aumentando sua síntese ou dificultando sua utilização, transporte ou excreção. A esteatose hepática pode ser causada por agentes tóxicos, hipóxia, alterações na dieta e distúrbios metabólicos de origem genética.
A ingestão abusiva de etanol é a causa mais frequente desse tipo de lesão.Esta pode ser agravada pela desnutrição que comumente acompanha o etilista, apesar da lesão poder surgir independentemente de fatores nutricionais.
|Apesar de ser uma lesão reversível, a esteatose no fígado, em casos mais graves, pode evoluir para morte celular.Pode haver ainda embolia gordurosa a partir da ruptura dos cistos gordurosos na circulação, o que é facilitado por traumatismos.

Débora Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário