quinta-feira, 27 de agosto de 2009



INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Conceito: infarto agudo do miocárdio se refere à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração.


Um pouco de fisiopatologia...
O IAM é usualmente causado por fluxo sanguíneo reduzido em uma artéria coronária devido à aterosclerose e oclusão de uma artéria por um êmbolo ou trombo. As outras etiologias incluem o vasoespasmo (constrição ou estreitamento súbito) de uma artéria coronária; suprimento de oxigênio diminuído e demanda aumentada de oxigênio. Em cada caso, existe profundo desequilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio do miocárdio.
À medida que as células são privadas de oxigênio, a isquemia se desenvolve, ocorre a lesão celular e, com o passar do tempo, a falta de oxigênio resulta em infarto ou morte de células.
Diversas descrições são usadas para identificar também um IAM: a localização da lesão na parede ventricular esquerda (anterior, inferior, posterior ou parede lateral) ou no ventrículo direito e o momento dentro do processo do infarto (agudo, em evolução ou antigo).
Dentro de um espectro de possibilidades relacionadas com o tempo de evolução, o miocárdio sofre progressiva agressão representada pelas áreas de isquemia, lesão e necrose sucessivamente. Na primeira predominam distúrbios eletrolíticos, na segunda, alterações morfológicas reversíveis e na última, danos definitivos.

*Figura:
Necrose de coagulação do miocárdio, com desaparecimento dos núcleos, restando apenas citoplasma preenchido por material amorfo (seta 1). Observa-se, ainda, reação na periferia do infarto com linfócitos (seta 2) e macrófagos.

Renata Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário