sábado, 15 de agosto de 2009

Terapia Nutricional na Anorexia Nervosa

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
A terapia nutricional visa a reabilitação nutricional da paciente, dar orientações sobre uma dieta adequada e fazer o aconselhamento nutricional que torna-se necessário para esclarecer e desmistificar crenças inadequadas e para estabelecer uma relação adequada com o alimento. Consiste numa dieta balanceada e suficiente para atender às necessidades do paciente e recuperar o estado nutricional debilitado pela doença.
  • Aumento da ingestão calórica
Obs.: Apenas a recuperação do peso não indica recuperação total, e forçar o ganho de peso sem suporte psicológico é desaconselhável. É de fundamental importância levar em consideração a história pessoal do paciente, bem como a necessidade de se trabalhar, recuperar e fortalecer sua auto-estima e auxiliar na tradução de sensações e afetos que permanecem distante da consciência.

Débora Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário