segunda-feira, 16 de novembro de 2009

INFECÇÃO PUERPERAL


Chama-se infecção puerperal(febre puerperal) a que se origina no aparelho genital, após parto recente. Sendo, por vezes, impossível caracterizar a infecção que ocorre após o parto, parece melhor, a muitos, conceituar morbidade febril puerperal: temperatura de, no mínimo, 38ºC, durante dois dias quaisquer, dos primeiros 10 do pós-parto, excluídas as 24 horas iniciais. Nessas condições, conquanto não sejam da genitália, podemos incluir a tromboflebite, a infecção urinária, a pulmonar e a das mamas na morbidade puerperal. Cerca de 15% de todas as mulheres com febre puerperal têm apenas ingurgitamento mamário.
  • Incidência: Em países desenvolvidos é a infecção causa importante de mortalidade materna, responsável por 25% dos óbitos. Aproximadamente 50% deles estão associados ao parto e a metade restante ao abortamento.
  • Etiopatogenia: A avidade uterina, depois do parto e, especificamente, a área remanescente do descolamento placentário, constitui zona com grande potencial para infecção. A atividade contrátil normal do útero, depois da dequitação, e a involução puerperal, demais da reação leucocitária e da hemóstase trombótica na zona de implantação da placenta, representam os mecanismos de defesa contra a infecção.
A parte superior da matriz, no pós-parto, é provavelmente estéril na grande maioria de mulheres sem febre ou outros sinais de infecção. Todavia, sabe-se que a vagina e a cérvice da puérpera contêm grande número de bactérias, algumas de potencial patogênico, e muitos desses microorganismos tornam-se virulentos no decorrer do pós-parto. Em alguma porção do útero, provavelmente na junção cérvico-endometrial, cessa a colonização bacteriana e a cavidade torna-se estéril.
A endometrite pós-parto tem fisiopatologia similar à corioamnionite, envolve os mesmos microrganismos e é frequentemente precedida pela infecção intra-amniótica clínica ou subclínica. Os patógenos anaeróbios desempenham papel relevante na endometrite que se segue à operação cesariana e são isolados em 40-60% das culturas colhidas apropriadamente. Mulheres com endometrite após o parto vaginal eis candidatas à infecção por patógeno único, sobressaindo o Streptococcus.

Camila Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário