segunda-feira, 16 de novembro de 2009

LUPO ERITEMATOSO SISTÊMICO


O lupo eritematoso sistêmico(LES) é tipo de colagenose- desordem do tecido conjuntivo- com patogênese complexa, mediada por diversos auto-anticorpos. As anormalidades do sistema imunológico incluem a superatividade dos linfócitos B, que é responsável pelos auto-anticorpos. isso resulta em dano celular e tecidual, quando os auto-anticorpos ou os complexos imunes se ligam a um ou mais componentes nucleares.
Quase 90% dos casos de LES ocorrem no sexo feminino e a prevalência em mulheres em idade de gravidez é cerca de 1:500. A sobrevida hoje em dia de 10 e de 20 anos é de 75 e 50%. infecção, exacerbação do lupo, falência orgânica-terminal e doença cardiovascular são as principais causas de óbito.
Especificamente na gravidez, deve-se procurar o acometimento renal, vez que é frequentemente essa complicação que afeta o seu desenrolar desfavoravelmente. A hipertensão também é comum e sua exacerbação pode levar ao parto pretermo. A sindrome antifosfolipídio é outra complicação que agindo na vasculatura materna e placentáriaonera o prognóstico gravídico.

  • Clínico: O LES apresenta quadro clínico, evolução e prognóstico multifário. As manifestações clínicas mais frequentes são multissistêmicas: mal-estar, febre, artrite, eritema, pleuropericardite, fotossensibilidade, anemia, disfunção cognitiva e nefrite. No mínimo 50% das pacientes exibem envolvimento renal.
Camila Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário