segunda-feira, 14 de setembro de 2009

AINES

Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) são uma das classes de medicamentos mais usadas no mundo. Existem mais de 20 drogas diferentes, sendo as mais famosas:
- AAS ( acido acetilsalicílico)
- Diclofenaco
- Ibuprofeno
- Naproxeno
- Indometacina
- Cetoprofeno
- Acido mefenâmico
- Piroxican
- Colecoxib
São drogas que apresentam mecanismos de ação semelhantes, mas com particularidades entre elas. Todos os antiinflamatórios apresentam 3 efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e antiinflamatório. As diferenças costumam ser na potência de cada uma das 3 ações e nos efeitos colaterais, alguns indesejáveis, outros úteis em algumas patologias não inflamatórias.
O mecanismo de ação dos antiinflamatórios não-esteroidais (AINES), ou não hormonais (AINH) ocorre pela inibição de um sistema enzimático denominado cicloxigenase (COX), ou prostaglandina-H-síntase, responsável pela síntese dos diferentes tipos de prostaglandinas. Existem duas isoformas da COX, denominadas COX-1 e COX-2. A inibição da COX-1 seria responsável pelos efeitos colaterais dos AINES (irritação e hemorragia gástrica), o que fez os pesquisadores procurarem a síntese de medicamentos seletivos para COX-2, que seria a isoforma responsável pela síntese de prostaglandinas que combateria especificamente a inflamação. Dessa forma, os inibidores seletivos para COX-2 evitam a irritação gástrica induzida por inibidores não-seletivos ou os seletivos para COX-1.
Os AINES são drogas seguras se administradas com indicação médica. O problema é que esta talvez seja a classe de drogas mais auto-prescrita pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser levados em conta antes de tomá-los.
Renata Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário