terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dor e seu aspecto psicológico

Conceito
É um sinal de advertência. Sensação desagradável ou penosa, que se origina pela irritação do tronco, raiz ou terminação nervosa da rede sensorial. A dor nos avisa que algo está errado e serve para proteger a parte afetada contra outros danos, já que fazemos o possível para não mexer na parte dolorida.


Aspecto psicológico


Qualquer dor, seja ela aguda ou crônica, tenha ela causa conhecida ou não, tem sempre um componente psicológico. Este componente psicológico é extremamente variável de pessoa para pessoa, e é modificado e influenciado por fatores culturais, étnicos, sociais e ambientais. Há pessoas que, mesmo sentindo dor forte, têm perfeito controle sobre si. Outras, com a mesma dor, tomam atitudes irracionais, reagem de forma anômala frente ao stress da dor.

Dores crônicas costumam ter ainda mais envolvimento emocional que as dores agudas, e as reações das pessoas são as mais variadas. Algumas entregam-se, resignadas, e se habituam com a previsão de sentir dor pelo resto de suas vidas. Outras encaram a dor, procuram ajuda médica, combatem a dor, e muitas vezes a vencem, ou pelo menos minimizam sua dor a ponto de levarem uma vida bastante normal e emocionalmente equilibrada.


Débora Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário