sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Células-tronco. FUTURAMENTE...

As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.

Assim estas representam a principal via de investigação/desenvolvimento da oftalmologia a nível mundial. Estas poderão representar a esperança para quem sofre de patologias como a retinopatia diabética, glaucoma e DMRI, que juntamente com as cataratas (que possuem tratamento cirúrgico), formam as principais causas de cegueira.

CASO 1:

Em 2007, cientistas británicos tentaram restituir a visão de pacientes com degeneração macular, através de um método inovador cultivando de células do epitélio pigmentar da retina (EPR) a partir de células tronco embrionárias, tendo como objectivo devolver-lhes a visão. Já anteriormente células extraídas de regiões saudáveis da retina dos pacientes foram implantadas nos locais afectados por degeneração macular, no entanto trouxeram algumas complicações que se sobrepuseram ao tratamento.

No ratos com degeneração macular a intervenção foi saudável, não trazendo qualquer complicação e restituindo-lhes a visão.

No entanto, tornou-se fundamental ter a certeza da sua aplicabilidade/funcionalidade em humanos. A adaptabilidade das células tronco é fundamental para o sucesso da investigação, e estes cientistas da Universidade de Sheffield acreditaram que esta poderia ser uma terapia de uso mundial.

POSTADO: Antonio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário