terça-feira, 22 de setembro de 2009

TUBERCULOSE

A tuberculose é um exemplo clássico de inflamação crônica, devido principalmente ao seu aspecto histórico (essa lesão já vem sendo estudada há muito tempo). É causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis ( existe ainda o M. bovis e o M. tuberculosis avis, também causadores de tuberculose, mas em menor escala), um bacilo aeróbico com alta resistência à fagocitose. A via de penetração desse bacilo é pelo trato respiratório, trato gastrointestinal ou pele, esse dois últimos mais raramente observados.
Existem duas formas da doença: a tuberculose primária e a secundária. A tuberculose primária ocorre quando o indivíduo entra em contato com o bacilo pela primeira vez e não necessariamente manifesta a doença; na maioria dos casos, a forma primária é facilmente curável, estando muitas vezes restrita a um local do pulmão.
Já a tuberculose secundária ocorre por uma reinfecção ou pela recidiva da primeira doença, assumindo uma evolução de cura mais difícil; nessa forma, a disseminação da doença para outros órgãos, como rins, intestino etc. é mais observada. A forma primária é caracteristicamente granulomatosa; já na forma secundária, a distribuição tecidual é mais intensa.
O indivíduo, quando em contato com o bacilo, desenvolve uma defesa específica para o microrganismo, na maioria das vezes bem eficiente, capaz de evitar uma reinfecção. Existem também vacinas compostas por formas inativadas do bacilo, que suscitam o desenvolvimento natural de imunidade.

Débora Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário