domingo, 6 de setembro de 2009

Mola hidatiforme


A MH é uma complicação da gravidez com potencial para evolução para doença com comportamento maligno.
São reconhecidos dois tipos de MH: completa (MHC) e parcial ou incompleta (MHP). Entre elas, há diferenças quanto aos aspectos morfológicos (macroscópicos), histopatologia e cariótipo. Quanto à histopatologia, as MHC não têm elementos fetais, mostram proliferação generalizada e mais pronunciada do trofoblasto e maior frequência de atipias.
Do ponto de vista clínico, o volume uterino aumentado e complicações como hiperêmese, pré-eclâmpsia e cistos tecaluteínicos são mais frequentes entre as portadoras de MHC. As pacientes com MHP geralmente apresentam sintomas consistentes com abortamento incompleto ou retido e por isto quase sempre o diagnóstico de MHP é obtido após avaliação histológica de material de curetagem.
O diagnóstico da mola hidatiforme, seu tratamento e seguimento após o tratamento inicial sofreram alterações importantes nos últimos anos. O número de pacientes assintomáticas tem aumentado devido ao emprego de ultrassonografia no início da gravidez. Para a resolução da mola hidatiforme é necessário evitar o emprego de medicamentos que induzam contrações uterinas e usar a vácuo-aspiração. Deve ser prescrito o método contraceptivo hormonal logo após o esvaziamento da mola.
(Mola hidatiforme e doença trofoblástica gestacional - Jurandyr Moreira de Andrade)
Renata Ferreira

Um comentário:

  1. se a pessoa teve uma graviidez de molas,tem que fazer tratamento para poder ter filhos;pois eu tive esse problema e tenho medo de engravidar e te o mesmo problema...por a pessoa te tido tem cm ocorre de novo?

    ResponderExcluir